O Ministério da Agricultura, em parceria com a ANTAQ(Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Marinha do Brasil, as empresas VB Agrologística, GR Transporte, Pronave, Transcopa, GRBull, e  com o apoio da Prefeitura e Porto de São Sebastião, iniciou a 1ª Capacitação em Boas Práticas e Bem-Estar Animal no Transporte Marítimo da região. O objetivo é oferecer apresentações e aulas práticas para preparar a mão de obra que lida com animais transportados e abordar os cuidados do bem-estar animal nas operações portuárias.

A cerimônia de abertura aconteceu no Teatro municipal e reuniu diversas autoridades, empresários, trabalhadores do setor e representantes da sociedade civil.

O auditor fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Marcelo Augusto Barbosa, chefe da Unidade Regional de Guaratinguetá, afirmou que este é o primeiro evento realizado no Brasil. “O Ministério da Agricultura atua no tema há algum tempo e estamos evoluindo na legislação e nos procedimentos, quanto ao bem estar animal no transporte marítimo. É a primeira capacitação que o Ministério da Agricultura promove a nível nacional, envolvendo todos os setores. São Sebastião nos abrilhantou sendo anfitriã”, avaliou.

O empresário Edson Mori da empresa Transcopa, decidiu apoiar o evento por se tratar de um assunto pouco divulgado e de suma importância para o desenvolvimento da região e comunidade portuária. “Nossa expectativa é adquirir mais conhecimento e qualidade técnica para o manejo dos animais. Estar apto e capaz de fazer uma avaliação, garantindo que todas as condições do bem estar (animal) foram satisfeitas com excelência e qualidade, visando sempre a busca pela evolução continua” declara. O empresário confirma a presença de sua equipe para o evento Bem Estar Animal – Tendências e Oportunidades, que acontecerá na próxima semana na cidade de Barretos –SP.

Valdner Bertotti  proprietário da empresa VB Agrologística, foi um dos idealizadores e organizadores do evento em parceria com o Ministério da Agricultura. “O objetivo dessa capacitação é um treinamento para todas as empresas e funcionários envolvidos”.  Valdner destaca que a cada dia surge uma nova regra e uma nova pratica e o treinamento com os funcionários de sua empresa é constante. Enfatizou e parabenizou a união da comunidade portuária da cidade de São Sebastião, e a participação de uma média de 180 pessoas nos dois dias das apresentações teóricas e o treinamento simulado de embarque de cargas vivas que estão programados no Porto de São Sebastião.